Um dia me disseram:
"Quando estiver para completar seus 10 anos de formada iniciará seu entendimento sobre a profissão que escolheu"
Como uma estudante alegre e deslumbrada guardei na gavetinha do esquecimento esta frase, ainda bem, pois poderia ser desanimador levar a sério aquele desabafo de um mestre.
Era tanto papel, lapis, borracha, tinta, computador e de tudo um pouco para pensar que seria pesado demais ter 5 anos de estudo e pensar em mais 10 anos de prática para conhecer a profissão. Assim na inconsequencia dos meus 20anos mergulhei na formação entre estudo, trabalho, monitoria de professor e tudo o que pudese me dar uma visão e experiencia diante da realidade que infelizmente no Brasil é muito diferente da prática.
Hoje, com os 10 anos de formada chegando entendo o que cada palavra do sábio professor quer dizer e não adianta querer traduzir em palavras, pois é preciso viver a arquitetura para entender e principalmente perceber que o construir estava em formação naquele momento em que o professor disse esta e outras frases.
Muito além do estudar, querer aprender, melhorar a cada dia e se atualizar, arquitetura, urbanismo e construção são ações que só estão completa quando se passa por diversas etapas, de mais felizes às mais desastrosas, de negativas às positivas, pois são elas que nos fazem compreender os caminhos possíveis para a realização dos sonhos possíveis seu como profissional e de seus clientes.
Sei que ainda tenho muito a entender, aprender e compreender sobre arqitetura e urbanismo, e na vedade é isso que me move a cada dia a acordar e querer projetar, ir a obra no sol escaldante, estar coberta de poeira e chegar em casa exausta, mas feliz.